Dia Mundial da Alimentação

“Ao mesmo tempo que pais e educadores estão a aprender algo sobre as crianças e sobre si próprios, cada criança beneficia das relações que se estão a desenvolver entre adultos.”
Chiara Bove (1999)

foto1No Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro de 2014, o Centro Social e Paroquial de Mascotelos e Santiago, convidou as famílias das crianças que frequentam a Creche e as Atividades de Animação e Apoio à Família, a participarem num dos momentos mais exigentes da rotina diária: a Hora do Almoço. Os familiares, foram convidados a confeccionar o almoço para as crianças e a auxiliar no momento da refeição.

O clima foi de grande animação, entusiasmo e até mesmo de admiração. As crianças ficaram surpresas por verem as suas mães dentro da cozinha a preparar e a servir o almoço e, por sua vez, os pais sentiram-se surpreendidos com a exigência deste momento da rotina diária.

foto2É indiscutível a importância para o bem-estar das crianças da existência de uma comunicação estável entre a equipa educativa e os pais, comunicação essa, que deverá ser baseada na confiança mútua e na relação positiva. A necessidade deste entendimento traduz-se como um objectivo prioritário da instituição, tanto mais que o envolvimento e a participação parental são essenciais para o fortalecimento das relações entre pais e a equipa educativa.

foto3Uma equipa coesa e solidária e uma intencionalidade educativa claramente reconhecida e assumida por todos (alunos, pais, profissionais de educação e demais agentes educativos) são os principais ingredientes de um projecto capaz de sustentar uma acção educativa coerente e eficaz. Neste sentido, o Centro Social e Paroquial de Mascotelos e Santiago procura promover o máximo envolvimento das famílias nas suas actividades.

foto4

 

E o resultado destas boas práticas é visível no rosto das crianças, das famílias e da equipa técnica!
Ao longo de toda a manhã, pais e vários elementos da equipa educativa envolveram-se na actividade de decoração, confecção e empratamento do almoço. As crianças também foram convidadas a participar, ficando responsáveis por colocar a loiça nas mesas!

 

 

 

foto5foto6
Juntos, procurámos transformar este Dia Mundial da Alimentação, numa experiência enriquecedora e inesquecível para todos.
No final do almoço, houve ainda direito a uma pequena surpresa: “um café com sabor a sumo e um docinho de chocolate!”, sim, porque em dia de festas também se pode comer uma guloseima!!!!

foto7foto8


Regressar

Contacte-nos através de:

geral@cspmascotelossantiago.pt

253 414 157 ( dias úteis entre as 09h00 / 18h30)

Rua Côto, Mascotelos
4835-128 Guimarães

Documentação:

> Inscrições