O Centro Social e Paroquial de Mascotelos-Santiago é uma instituição particular de solidariedade social a funcionar desde de 1 de Outubro de 2010. Presta serviços ao nível da   Creche, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos – Lar. Há alguns anos que as vizinhas freguesias de Mascotelos e Santiago de Candoso ambicionavam a construção de uma infra – estrutura de cariz social para responder às necessidades de ambas as freguesias.

Contudo, apesar de padecerem da mesma carência e de administrativamente serem independentes, o certo é que uma e outra não reuniam população em número que justificasse um investimento deste vulto e muito menos que correspondesse aos requisitos de qualquer candidatura com vista ao apoio financeiro.

Atentos a esta realidade, os autarcas das duas freguesias, Mascotelos e Santiago, servidos pela mesma paróquia, decidiram unir-se e apresentar uma só candidatura ao programa PARES. A decisão surtiu efeito, e, num terreno onde o que menos importa é saber-se onde começa uma e acaba a outra freguesia, foi construído o edifício que nos seus quatro andares alberga três respostas sociais: lar, para 29 idosos, centro de dia para 25 idosos e creche para 40 crianças.

Em 2012 o Centro Social viu aprovada uma candidatura para o desenvolvimento de ações de formação de curta duração, financiadas pelo Programa Operacional Potencial Humano, na área do Trabalho Social e Orientação e Serviços de Apoio a Crianças e Jovens. Esta é uma Instituição multifacetada, aberta à comunidade, onde são desenvolvidas atividades culturais, recreativas e formativas em colaboração com as pessoas e com as instituições locais. Mas não é só ao nível institucional que a instituição se diferencia.

O seu interior tem particularidades que distinguem, que quebram com a ideia mais cinzenta que ainda existe no conceito de lar. E isto é visível no tipo de mobiliário e nas cores utilizadas. Contrastando com os tons escuros geralmente utilizados pelas pessoas de idade mais avançada no seu vestuário, o azul quase turquesa, o cor-de-laranja e o verde alface, são as três cores que predominam nos espaços do Centro Social e Paroquial de Mascotelos/Santiago.


Regressar

Contacte-nos através de:

geral@cspmascotelossantiago.pt

253 414 157 ( dias úteis entre as 09h00 / 18h30)

Rua Côto, Mascotelos
4835-128 Guimarães

Documentação:

> Inscrições